Microcontroladores , Open Hardware , Open Software e Tecnologia em Geral
Blog do Je » Page 'Chegou o Arduino MEGA'

Chegou o Arduino MEGA

Arduino MEGA, originalmente carregada no Flickr por Spikenzie.

Conforme noticiado anteriormente ( http://blogdoje.com.br/2009/03/18/vem-ai-o-arduino-mega/) foi lançado oficialmente em  26/03/2009 , o Arduino MEGA.

As caracteristicas são as seguintes :

Microcontroller ATmega1280
Operating Voltage 5V
Input Voltage (recommended) 7-12V
Input Voltage (limits) 6-20V
Digital I/O Pins 54 (of which 14 provide PWM output)
Analog Input Pins 16
DC Current per I/O Pin 40 mA
DC Current for 3.3V Pin 50 mA
Flash Memory 128 KB of which 4 KB used by bootloader
SRAM 8 KB
EEPROM 4 KB
Clock Speed 16 MHz

Apesar da disposição e quantidade diferenciada de pin headers , o Arduino MEGA mantem a compatibilidade com os shields desenvolvidos para os modelos Diecimila or Duemilanove. O conector adicional visto na parte de cima da foto é usado para os 32 pinos adicionais de I/O.  Por ser um projeto Open Source  , o  esquema e o layout da placa de circuito impresso ( formato EAGLE) estão disponiveis para download. Para dar suporte a este novo Arduino, foi criada a versão 0015 do ambiente de desenvolvimento nas versões Windows , Mac e Linux-32.

Olhando os sites de venda dos produtos Arduino , verifiquei que o preço de venda na Europa está entre 49,00 e 58,00 Euros  e os distribuidores americanos ainda não disponibilizaram em seus sites.

Algo interessante que descobri é que entre os distribuidores dos Arduinos oficiais, existe uma empresa brasilieira chamada Multilogica ,  que alem de disponibilizar diversos modelos de Arduino disponiveis , já tem  o Arduino MEGA para vender por R$ 340,00 ( trezentos e quarenta reais ) . Quem conhecer a empresa ou tiver alguma experiencia de compra nela, por favor  , faça comentários .

Links:

Lançamento do Arduino MEGA no Arduino Blog

Pagina do Arduino MEGA com download de esquemas e layout PCB

Download Arduino 0015:  Windows Mac Linux

Loja virtual da Multilógica

Gostou deste post ? Divulgue !
delicious digg google
stumbleupon technorati Yahoo!

4 commentarios to “Chegou o Arduino MEGA”

  1. Eu to muito interessado nele, mas achei o preço salgado, vou ver quanto sai produzir um pequeno lote aqui no BRasil. Sera que tem mercado ?

  2. Sempre tem mercado Rodrigo , a dificuldade é avaliar o tamanho. Há algum tempo atrás , pouco se falava do próprio Arduino e hoje é esta febre que se vê por aí. Espero que voce tenha sucesso.

  3. Olá Rodrigo, gostaria de registrar minha opinião nesse assunto.

    Eu fabriquei aqui no Brasil um shield pro Arduino chamado ProtoShieldBR, que é um shield parecido com o da Lady Ada, porém, ainda não existente no Brasil.

    Fiquei impressionado com a quantidade de vendas que tiveram. Foi graças a uma necessidade minha, que mandei fabricar essa placa, e no fim tive que fazer mais lotes pois quase não dei conta da quantidade de pedidos.

    Acho que como envolve um baixo custo de fabricação, vale a pena arriscar sim. To com idéias de fabricar mais outros shields, por valores bem a baixo do comercializado no exterior.

    Abraço

  4. Olá a todos,
    Há algumas semanas comprei um Arduino Duemilanove com a Multilogica e me entregaram rapidamente.
    Hoje mesmo entrei no site deles pra ver o Mega e vi que eles tem também o Lilypad à venda. Com certeza minha próxima compra.
    Abraços,
    Carol

Deixe um comentario

XHTML - Voce pode usar:<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Topo da página / Assinar para receber novos Posts (RSS)