Microcontroladores , Open Hardware , Open Software e Tecnologia em Geral
Blog do Je » Page 'Editor de Texto e IDE Geany'

Editor de Texto e IDE Geany

Faz algum tempo estava a procurar um editor de texto, open-source , leve , com suporte as linguagens que uso no dia a dia (Java , C , Ruby e SQL ) e que principalmente pudesse editar texto em colunas , semelhante ao que o UltraEdit faz .

Parece bobagem esta caracteristica mas para quem já teve que editar arquivos a serem carregados em bancos de dados , alterar diversas linhas repetidas com pequenas variações de uma para outra , isto é uma mão na roda. Ai, testa um, testa outro,  acabei encontrando o Geany que na versão 0.13 fazia tudo que se precisa de um editor de texto e dava atendimento instável a edição em colunas e na versão 0.14 , esta função ficou estável e faltam só algumas indicações visuais melhores sobre o funcionamento.

Para ativar a edição em colunas , é só manter a tecla “Control”  apertada e selecionar com o mouse as colunas a serem editadas . Depois de selecionadas, você pode excluir as colunas selecionadas , trocar o conteúdo simultaneamente em todas as linhas que contem as colunas selecionadas ou diminuir o numero de colunas  .

Vale a pena testar .

captura_da_tela-sem-titulo-geany.png
Tela 1 - Colunas selecionadas para edição

captura_da_tela-sem-titulo-geany-1.png


Tela 2 - Colunas selecionadas depois da alteração

Links:

Site Geany

Gostou deste post ? Divulgue !
delicious digg google
stumbleupon technorati Yahoo!

5 commentarios to “Editor de Texto e IDE Geany”

  1. Opinião pessoal: meu editor favorito é o Vim (www.vim.org). Ele é a versão “melhorada” do antigo Vi de sistemas Unix.

    Vantagens do Vim: disponível em diversas plataformas (Linux, Windows, Mac…), repleto de muitos recursos…

    Desvantagens do Vim: demora um tempo para aprender a usá-lo e se acostumar com ele; mas depois disso normalmente a pessoa fica viciada e não quer outro editor!

  2. Denilson , Obrigado pelo comentário.
    Eu uso o Vi desde a época do byte lascado ( década de 1980 !!!) e concordo com voce. O Vi é muito bom, rápido , competente para arquivos grandes , mas confesso que prefiro atualmente a facilidade das ferramentas visuais e que me permitem rapidamente fazer o que preciso e de forma intuitiva . Passei algum tempo trabalhando com o Ultraedit em ambiente windows e gostei muito das facilidades que ele trás para o trabalho de edição e acho que o geany pode substitui-lo , ainda não em todas as funções, no ambiente do linux. Editores de Texto e IDEs são ferramentas de uso pessoal e cada um acaba se adaptando melhor a uma mais do que a outras. O meu objetivo foi trazer mais um ponto de vista sobre o assunto e ampliar a possibilidade de escolha e foi bom voce ter colocado o seu ponto de vista , a próxima pessoa que ler terá pelo menos duas opçoes para avaliar.
    Um abraço.

  3. Valeu pela dica, vou testar o Geany.

    Também conheci a feature de edição de colunas no Ultraedit e não vivo sem ela.

    Gostaria de recomendar o jEdit (www.jedit.org), que também faz este tipo de edição quando se aperta Ctrl.

    Muito útil seu blog, especialmente as dicas do Arduino.

    Obrigado e parabéns!!

  4. Eu falei do Vim, só esqueci de dizer como é que faz…
    V entra no modo visual (modo de seleção), caractere-a-caractere.
    Shift+V (ou seja, V maiúsculo) entre no modo visual line-wise (automaticamente seleciona linhas inteiras)
    Ctrl+V entra no modo visual em bloco, permitindo a seleção retangular (ou em colunas).

    Detalhe que o (g)Vim para Windows vem com atalhos pré-configurados por padrão para se parecer com outros programas de Windows. Assim sendo, os atalhos acima não funcionam. É necessário editar o _vimrc para fazer o (g)Vim de windows funcionar como em qualquer outro sistema.

    E… se nem o Je nem o Fabio vivem mais sem a seleção por colunas, eu não vivo mais sem a seleção de linhas do Vim (shift+V). Afinal, não importa onde o cursor esteja, linhas inteiras são selecionadas!

  5. Olá blogdoJe! Eu começei a usar o geany no linux em substituição ao kdevelop por ser mais rápido e mais funcional para o que eu quero fazer(programar em pascal-aprendizagem). No linux tá tudo bem, só que tenho que usá-lo no windows do meu notebook e não consigo fazer que o prompt do xp permaneça aberto quando dá um erro de compilação. Só consigo se usar o freepascal diretamente na linha de comando(fpc adicao.pas). Fico no aguardo de uma resposta.

Deixe um comentario

XHTML - Voce pode usar:<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Topo da página / Assinar para receber novos Posts (RSS)