Microcontroladores , Open Hardware , Open Software e Tecnologia em Geral
Blog do Je » Page 'GPS Shield para o Arduino'

GPS Shield para o Arduino

gps0.jpg

Este shield é muito interessante pelas diversas possibilidades que um receptor de GPS proporciona ao ser conectado ao Arduino. Os materiais utilizados no shield são encontrados no mercado com facilidade, permitindo a construção deste shield sem problemas. O componente crítico é o receptor GPS mas o projeto permite utilização direta de 4 receptores diferentes :

USGlobalSat EM-406A , ETek EB-85A FV-M8 , Tyco A1035-D e Trimble Lassen iQ.

sdinserted_t.jpg


Uma das possibilidades imediatas de projeto com este shield é a construção de um rastreador GPS , com a gravação das coordenadas coletadas em um cartão SD , conectado em um soquete na parte de baixo do circuito impresso. Outra possibilidade é a utilização para criação de arte “geo-localizada” que vem a ser a criação de desenhos em um mapa a partir dos deslocamentos registrados com o GPS. Um outro projeto que me ocorre , muito especifico para quem mora em cidades repletas de “pardais eletrônicos” (radares de transito), é guardar as coordenadas destes “passaros” no SD e avisar ao motorista distraído por bips , luzes e choques elétricos , quando estiver se aproximando de um deles.

gps2.jpg

O conjunto final , Arduino + shield GPS + bateria é muito compacto e pode ser acondicionado em uma caixinha plástica dessas de guardar bugingangas , tornando-o até resistente a agua.

Alem do uso do shield na forma em que está , o projeto tambem é interessante pelas rotinas de software criadas, tais como a criação de uma segunda interface serial em software e a interface para cartão SD , que podem ser reaproveitadas em outros projetos.

limor.jpg

O projeto é totalmente open-source e pode ser modificado para adaptação aos módulos GPS que estiverem disponiveis para compra. O projeto está disponibilizado integralmente no site da LadyAda , pseudônimo da engenheira/hacker/artista  Limor Fried que o projetou .

O shield é vendido no próprio site por US$19,50 doláres e o receptor de GPS por US$ 60,00 doláres.

Links:

Site do projeto GPS Shield da Ladyada

Gostou deste post ? Divulgue !
delicious digg google
stumbleupon technorati Yahoo!

7 commentarios to “GPS Shield para o Arduino”

  1. Bom artigo. Obrigado pela dica!!!
    Abraços!

  2. Muito bom o blog, fico mais motivado quando eu vejo um blog assim, com esse tipo de assunto, também gosto de desenvovimentos de hardware/software. No momento estou querendo exemplo de conecção do cartão SD(512) com o micro controlador, e se possivel uma rotina para comunicação(leituraescrita). Tambem tenho duvidas quanto a corrente ce consumo do cartão SD, e não tenho material sobre isso, bom fico por aqui aquardando um retorno.

    Obrigado.

  3. Alessandro , Voce pode consultar o prorio site da ladyada sobre a utilização do SD-Card conectado ao arduino. Boa Sorte !!!

  4. Olá, seu blog tem tudo haver com que estou precisando, mas tenho uma dúvida com relação as informações do GPS A1035-D, não consigo visualizar corretamente as informações enviadas por ele, devo fazer alguma transformação no software para transformar serial para alguma outra coisa??

  5. Ola Marcio , Não conheço este dispositivo mas sugiro buscar o datasheet / manual e verificar as configurações necessárias para comunicar-se com o GPS.
    Algum link com o material do fabricante ?
    Boa sorte.

  6. Bom artigo! Você alguma dica para eu fazer um Modulo GPRS esta enviando essas informações coletadas pelo GPS?
    No meu projeto eu quero estar recebendo essas informações a distancias e o cartão SD seria removido…
    para a interface entre GPS e GPRS eu vou usar um arduino, mas não sei como fazer a comunicação entre os dois modulos…

    Muito obrigado!

  7. Luiz , de uma olhada nos tutoriais e exemplos em :
    http://arduino.cc/playground/Main/SimilarBoards
    http://arduino.cc/playground/Tutorials/GPS
    http://www.adafruit.com/products/98

Deixe um comentario

XHTML - Voce pode usar:<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Topo da página / Assinar para receber novos Posts (RSS)